10 dezembro 2006

Sá Fernandes acusa RTP... mais um!

A NOTÍCIA...

O vereador do Bloco de Esquerda na Câmara de Lisboa, José Sá Fernandes, acusou a RTP de o ter excluído do próximo programa "Prós e Contras" sobre a cidade, a emitir na segunda- feira, uma acusação que foi de imediato refutada pela empresa. Em comunicado, o Grupo Municipal do Bloco de Esquerda adianta que a RTP não convidou José Sá Fernandes para um programa onde irão estar presentes todos os outros cabeças-de-lista eleitos nas últimas eleições. "Este não convite é obviamente discriminatório e viola claramente o princípio da pluralidade informativa", afirma Bloco de Esquerda.

Contactada pela agência Lusa, uma fonte da RTP explicou que os critérios que estiveram na base do programa foram as coligações que estiveram na presidência da Câmara Municipal de Lisboa, nomeadamente as coligações PS/PCP e PSD/CDS/PP. "O Bloco de Esquerda nunca esteve em nenhuma coligação", afirmou a fonte, acrescentando ainda que os "Prós e Contras" são "programas de contraditório e não de representações partidárias".

A mesma fonte esclareceu que José Sá Fernandes foi convidado para estar na plateia e dar a sua opinião, assim como associações e figuras públicas ligadas à cidade. "Fizemos o convite a José Sá Fernandes para estar na plateia, ele recusou. Fizemos novamente o repto e aguardamos a resposta", acrescentou.

O grupo municipal do BE contesta o convite, afirmando que o "comportamento da RTP é ainda mais inqualificável por se tratar da estação de serviço público de televisão e por à última hora (à meia noite de sexta-feira) ter ousado propor a José Sá Fernandes que ocupasse um lugar na plateia, numa atitude de falta de respeito pela Missão Pública que exerce e pelo princípio da igualdade".

Lembra ainda no comunicado o passado de mais de 10 anos de Sá Fernandes em defesa dos interesses de Lisboa e, como cabeça de lista pelo Bloco de Esquerda, apoiado pelo Partido da Terra, por renovadores comunistas e diversas personalidades, como Gonçalo Ribeiro Teles, António Barreto e Rui Vieira Nery. José Sá Fernandes "obteve o quarto melhor resultado, com quase o dobro dos votos da quinta força política" e representa hoje como vereador, e legitimamente, milhares de lisboetas", salienta o grupo municipal do BE.

"A RTP não quer, nem deixa que no próximo debate os lisboetas oiçam a voz mais incómoda para o deprimente sistema estabelecido e que no último ano apresentou as propostas mais construtivas para Lisboa", acrescenta o comunicado.

... E A BOKARRA!

Será que depois do que se passou com as acusações do PSD relativamente a este mesmo programa do "Prós e Contras", a Direcção da RTP já não devia ter aprendido a evitar este tipo de polémicas!? Afinal, à mulher de Céser não basta ser, também convém parecer!

Aliás, já agora, e por falar em "mulher de César", será que a Fátima Campos Ferreira, se não fosse a "mulher de César", ainda estava a dar cartas neste "Prós e Contras"!?

Afinal, também aqui pode não ser... mas lá que parece, ai isso parece!