15 agosto 2006

GNR está de tanga!

Bom... antes de mais, o meu amigo Rui Reininho que me desculpe mas não estou mesmo a falar da banda rock que tantos êxitos deu à música nacional, e ao som da qual cheguei a levar umas garotas para trás das "dunas".

Pois é, estou mesmo a falar da GNR, a outra, a autêntica, a Guarda Nacional Republicana, aquela que, em teoria, é também paga com o dinheiro de todos nós. Pois bem, essa GNR, afinal tal como nós, está de tanga. Essa, pelo menos, foi a primeira conclusão que retirei ao ver hoje, no jornal "Record", o título "GNR fica hoje em casa por falta de verbas".

De imediato pensei que, apesar de estarmos a viver um período em que está em curso a "Operação Agosto Tranquilo", da BT da GNR, destinada a controlar o trânsito nas estradas nacionais, seria possível ir para o auto-estrada andar "na bisga" porque os agentes da BT teriam ficado em casa.

Porém, logo a seguir, verifiquei que, pelo menos para já, quem ficou em casa foram os militares do Serviço Nacional de Protecção da Natureza e do Ambiente (Sepna) da GNR, responsáveis por detectar incendiários e controlar a caça e a pesca. Esses mesmo militares, num período em que os incêndios são, infelizmente, uma realidade diária, não podem trabalhar durante a noite e aos feriados devido à falta de verbas.

Esta denúncia, feita por Rui Raposo, da Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública, surge dois dias depois do ministro António Costa ter vindo admitir que não feita a melhor prevenção relativamente aos incêndios, o que me leva a perguntar:
- Será que a prevenção não passa também pela dotação das forças de segurança dos meios e das verbas necessárias para poderem funcionar?
- Será tão difícil para o ministro António Costa perceber isso?

Claro está que é mais simples (ou será mesmo simplex!?) para o mesmo ministro Antóno Costa fazer a defesa de planos megalómanos como a construção do aeroporto da Ota, só a título de exemplo, porque para isso já haverá certamente dinheiro, quando as nossas forças de segurança nem para as fardas têm verbas. Entretanto, as nossas florestas vão ardendo sem que ninguém as vigie, os acidentes rodoviários vão-se sucedendo, as infracções ao Código da Estrada vão-se repetindo sem que ninguém controle as estradas, e os nossos políticos vão continuando a usufruir do direito de reformas milionárias somadas a ordenados acumulados e outras benesses porque, afinal, para isso... há sempre dinheiro!

2 Comments:

At 16 agosto, 2006 06:21, Blogger Gillie said...

Nope, nem para fardas têm dinheiro. devo acrescentar que os GNR recebem todos os meses um subsidio no ordenado para ajudar a manter a farda ou comprar o que seja necessário para a farda. E sabem de quanto é o subsídio??? Riam-se. 5.50€
Yup, dá pra mandar cantar um cego mas não pra comprar um colete à prova de bala dos mais baratos ( que custam cerca de 200 contos...).

 
At 21 maio, 2009 18:18, Blogger Ice-Power said...

realmente como se pode tar nestas condicoes de trabalho e estar bem psicologicamente

ass: Celia Dimas

 

Enviar um comentário

<< Home