Já viu a lista dos devedores ao fisco?
Fui verificar e confirmei que o meu nome não está na lista de devedores ao fisco. Confesso que fiquei mais descansado. Porém, ao mesmo tempo, dei-me ao trabalho de verificar se conhecia algum dos devedores, e para além de alguns nomes que me parecem familiares entre os particulares, não foi difícil identificar algumas empresas e verificar, até através de uma simples pesquisa na net, quem são e o que fazem.
Por exemplo, no topo da lista (porque se encontra por ordem alfabética) dos contribuintes colectivos que devem entre 500 mil e um milhão de euros, encontrei o nome da uma tal empresa Auto Munique-Comércio e Representação de Automóveis SA. Fazendo uma pesquisa na net, através de um motor de busca tão comum como o Google, facilmente se descobre que esta empresa até se encontra nas Páginas Amarelas electrónicas, está sedeada em Viseu (Abraveses), encontrando-se ali a morada completa e tudo o mais, e sendo indicada como uma empresa que funciona como agente e representante de veículos pesados.
Perante isto, deixo só algumas perguntas...
- Se é assim tão simples encontrar a empresa devedora que até eu o consegui fazer em menos de cinco minutos, não seria mais simples ao Estado ir ao encontro dessa empresa e executar as dívidas?
- Porque se permite que continue em actividade uma entidade (esta ou qualquer outra) que deve mais de cem mil contos ao fisco?
- Poderá um cidadão que pretenda negociar com esta empresa de Viseu vir a ser prejudicado pela hipotética falência da empresa?
- Que confiança passam a ter os consumidores nas empresas agora apontadas a dedo como devedoras?
- Mais do que contribuir para que estas empresas paguem o que devem, não estará o Estado a contribuir para dias ainda mais difíceis das mesmas empresas acabando por ser ainda mais difícil para estas, senão impossível, o respectivo pagamento?
- Não está o Estado, com este apontar de dedo público, a apontar o dedo a si mesmo como alguém que não consegue fazer com que lhe paguem nem encontrar medidas eficazes para tal?
Mas também, afinal, sendo o Estado uma das entidades que paga tarde e a más horas aos seus fornecedores de serviços, retendo por vezes pagamentos por meses, senão mesmo anos, que moral tem este mesmo Estado em apontar a dedo quem lhe deve?
Responda quem souber porque... eu não encontrei essa resposta na net!
1 Comments:
"Fui verificar e confirmei que o meu nome não está na lista de devedores ao fisco. Confesso que fiquei mais descansado."
Oh meu caro, quando confessa que ficou mais descansado ao confirmar que o seu nome não estava na lista, por acaso estará a afirmar que é devedor mas que não foi detectado? ai ai
Enviar um comentário
<< Home