26 agosto 2006

O futebol português é uma PALHAÇADA!!!

Agora que Portugal começava a merecer o reconhecimento mundial, depois do segundo lugar no Campeonato da Europa da UEFA, em 2004, e do quarto lugar no recente Mundial da Alemanha, convenhamos que era escusada esta verdadeira PALHAÇADA em que os senhores da Federação Portuguesa de Futebol e da Liga Portuguesa de Futebol Profissional - resta saber em que é que será mesmo profissional!? - resolveram mergulhar no "nosso" desporto-rei com esta novela do "Caso Mateus" em redor do Gil Vicente, do Belenenses, e agora também do Leixões.

Mas vejam apenas algumas das palhaçadas...

1ª PALHAÇADA - Logo para começar, e porque a FPF, apesar de alegamente ser o "órgão máximo" do futebol português, não tem jurisdição sobre os clubes ditos profissionais, não teve autoridade para parar os jogos da I Liga e Liga de Honra do Gil Vicente, do Belenenses e do Leixões mas, ao mesmo tempo, e porque a mesma FPF, ao que parece, foi "pressionada" pela FIFA, para mostrar que também sabe agir (!?), resolveu cancelar os jogos dos juniores do Gil Vicente, que já não defrontam amanhã o Penafiel, na 1ª jornada do campeonato daquele escalão. Mas afinal, que culpa têm os júniores do Gil Vicente de tudo isto? Provavelmente, a melhor resposta que se pode dar a esta questão é que há que começar a educar os jogadores portugueses para a realidade do nosso futebol, e para isso não há melhor do que começar desde os escalões mais jovens, nomeadamente pelos juniores. Aliás, em Barcelos que se cuidem pois os infantis do clube poderão vir a ser impedidos de alinhar nos torneios "inter-escolas" lá do sítio.

2ª PALHAÇADA - Que tal usarem aquele campo com três balizas, inaugurado com uma campanha publicitária na última época em que alinhavam os três "grandes", e colocar o Benfica a jogar contra o Gil Vicente e o Belenenses?

3ª PALHAÇADA - Sendo um dos propósitos da redução do número de clubes na I Liga e Liga de Honra o aligeirar do calendário, para permitir datas livres para os clubes que alinham nas competições europeias poderem trabalhar correctamente, e para que a Selecção possa trabalhar com os melhores elementos, como é que o Benfica, por exemplo, e só para citar um dos "grandes" que fica já com um jogo em atraso, irá depois arranjar datas disponíveis para jogar com o Belenenses? Ou será com o Gil Vicente? Ou talvez com o Leixões?

4ª PALHAÇADA - Como é possível que a Liga de Clubes decida uma coisa como o adiamento de jogos de três clubes, se nem sequer ela própria, a Liga, enquanto entidade oficial, consegue tomar posse porque um dos clubes que nela está integrada resolveu colocar uma providência cautelar para que o único candidato que, mais do que ganhar eleições, foi referendado, possa vir a tomar posse?

Depois de todas estas PALHAÇADAS, e só referimos algumas entre as muitas possíveis, é caso para perguntar: Imaginem que alguém se lembra de colocar uma providência cautelar para parar todo o futebol português, nomeadamente a I Liga e Liga de Honra, até que se coloque ordem na casa, para que todos os clubes comecem ao mesmo tempo em igualdade de circunstâncias e de oportunidades. Já pensaram na possibilidade do futebol português parar mesmo até lá? É claro que corremos o risco de este ano não haver campeonatos profissionais, mas garanto que se pudesse fazê-lo eu próprio o faria!

Aliás, acho que vou mandar um email ao Luís Filipe Vieira a sugerir que o Benfica, que até vai começar o campeonato já com jogos em atraso, seja o primeiro a interpor essa mesma providência cautelar. Afinal, mais PALHAÇADA menos PALHAÇADA... será que alguém dá por isso?

Bom, pela minha parte, vou dormir e esperar que mais logo, quando acorde, chegue à conclusão que tudo isto não passou de uma história inventada pelo Contra-Informação para dar mais algum protagonismo ao Major Valentão. Afinal, e para não variar, quem aparece nas televisões a deitar discurso são sempre os mesmos, e com o Valentão à cabeça! Resta saber quantos virão atrás dele? Quanto são? Quantos são?