12 dezembro 2006

Prós e Contras!

A NOTÍCIA...

A RTP convidou o vereador do Bloco de Esquerda na Câmara de Lisboa para participar no programa "Prós e Contras", hoje à noite, depois daquele partido ter ameaçado apresentar queixa contra o canal de televisão. O vereador bloquista na autarquia lisboeta, José Sá Fernandes, contestou no sábado a decisão da RTP de não o convidar para participar o programa "Prós e Contras", a transmitir esta noite, dedicado ao tema "Lisboa sob fogo cruzado", onde irão estar presentes todos os outros cabeças-de-lista eleitos nas últimas eleições autárquicas.

"Este não convite é obviamente discriminatório e viola claramente o princípio da pluralidade informativa", afirmou o Bloco de Esquerda (BE), em comunicado, uma acusação refutada pela RTP. Na altura, o líder do BE, Francisco Louçã, disse não entender o "critério de representação política" apresentado pelo canal e ao considerar "não haver justificação" para esta situação, acusa ainda a RTP de "parcialidade, distorção e censura". "Vamos esperar que nestes dois dias a RTP faça a correcção e creio que sensatamente ainda o possa fazer", caso contrário, o BE vai apresentar queixa à Entidade Reguladora da Comunicação para denunciar "esta forma de censura que o partido não aceita".

Uma fonte do canal explicou à Lusa que os critérios que estiveram na base do programa foram as coligações que estiveram na presidência da Câmara Municipal de Lisboa, nomeadamente as coligações PS/PCP e PSD/CDS/PP. "O Bloco de Esquerda nunca esteve em nenhuma coligação", afirmou a fonte, acrescentando ainda que os "Prós e Contras" são "programas de contraditório e não de representações partidárias". A mesma fonte esclareceu que José Sá Fernandes foi convidado para estar na plateia e dar a sua opinião, assim como associações e figuras públicas ligadas à cidade, proposta que o vereador recusou mas que foi reiterada mais tarde pe la RTP.

Hoje, em declarações ao "Jornal das Nove" da SIC Notícias, o vereador sustentou que "o problema está ultrapassado" e que a "RTP recuou". Sá Fernandes considerou que a posição inicial da RTP "não pode ser interpretada" como se ele não fosse encarado como um elemento do executivo camarário. "A minha actividade política como vereador foi notória e positiva para a cidade de Lisboa", sublinhou.

A Lusa tentou obter uma reacção da RTP mas tal não foi possível até ao momento.

... E A BOKARRA

Quem tem cu tem medo, e assim como assim, como mais vale não levantar ondas, a RTP lá achou que o melhor mesmo era convidar o homem. Afinal, quem está a ver o programa, facilmente já percebeu que o interesse prático para Lisboa da presença de Sá Fernandes no debate, ou melhor, a própria realização deste debate e deste programa, é completamente inconsequente. É pena que assim seja, e Lisboa e os lisboetas mereciam mais.

Mas também, foi Lisboa e os lisboetas (ou aqueles que estão recenseados em Lisboa, que não é bem a mesma coisa que dizer os lisboetas), que elegeram estes políticos que os representam. Por isso, alguém se acha no direito de merecer mais!?

(uma nota)

Bom... na verdade, Lisboa merecia muito mais! Acreditem!

(segunda nota)

E o "Prós e Contras" também merecia muito mais do que a Fátima Campos Ferreira. Mas enfim, se mudássemos a apresentadora deste debate, quem é que depois se lembrava de chamar Manuel Maria Carrilho ao Carmona Rodrigues!?

Só mesmo a Fátinha!!!!!!

11 dezembro 2006

Faltaram 30 euros para... 27 milhões!

A NOTÍCIA...

Um grupo de habitantes de Mouscron, na Bélgica, passaram na sexta-feira à noite de uma alegria delirante a uma terrível desilusão, quando acreditaram ter ganho os 27 milhões de euros do Euromilhões e perceberam que o boletim não fora entregue. A história é contada hoje pela edição do diário belga La Derniére Heure, segundo o qual os frequentadores assíduos de um café daquela cidade, localizada a Sul, próximo da fronteira francesa, apostavam à sociedade desde há várias semanas para se habilitarem ao apetecido prémio. Na sexta-feira à noite, enquanto assistiam ao sorteio dos números e das estrelas pela televisão, acreditaram realmente que a sorte lhes tinha sorrido, pois possuíam os cinco números e as duas estrelas necessárias para ganhar o "jackpot".

Gritos de alegria, canções e muita euforia foram a nota dominante, porque a sorte os tinha aparentemente bafejado, dando-lhes a oportunidade de ganharem o prémio. Só que... estavam redondamente enganados.

Na verdade, a funcionária da tabacaria vizinha, sem avisar o grupo de jogadores, decidiu nesta semana não registar o boletim com os números seleccionados e deixou à máquina a tarefa de escolher aleatoriamente, validando assim outra combinação. E tudo porque, segundo a justificação da própria mulher, é que faltavam 30 euros para completar o custo da aposta habitual.

... E A BOKARRA!

Porque raio é que ela não me pediu a mim os 30 euros em falta. Eu já me contentava com metade do prémio!

10 dezembro 2006

Sá Fernandes acusa RTP... mais um!

A NOTÍCIA...

O vereador do Bloco de Esquerda na Câmara de Lisboa, José Sá Fernandes, acusou a RTP de o ter excluído do próximo programa "Prós e Contras" sobre a cidade, a emitir na segunda- feira, uma acusação que foi de imediato refutada pela empresa. Em comunicado, o Grupo Municipal do Bloco de Esquerda adianta que a RTP não convidou José Sá Fernandes para um programa onde irão estar presentes todos os outros cabeças-de-lista eleitos nas últimas eleições. "Este não convite é obviamente discriminatório e viola claramente o princípio da pluralidade informativa", afirma Bloco de Esquerda.

Contactada pela agência Lusa, uma fonte da RTP explicou que os critérios que estiveram na base do programa foram as coligações que estiveram na presidência da Câmara Municipal de Lisboa, nomeadamente as coligações PS/PCP e PSD/CDS/PP. "O Bloco de Esquerda nunca esteve em nenhuma coligação", afirmou a fonte, acrescentando ainda que os "Prós e Contras" são "programas de contraditório e não de representações partidárias".

A mesma fonte esclareceu que José Sá Fernandes foi convidado para estar na plateia e dar a sua opinião, assim como associações e figuras públicas ligadas à cidade. "Fizemos o convite a José Sá Fernandes para estar na plateia, ele recusou. Fizemos novamente o repto e aguardamos a resposta", acrescentou.

O grupo municipal do BE contesta o convite, afirmando que o "comportamento da RTP é ainda mais inqualificável por se tratar da estação de serviço público de televisão e por à última hora (à meia noite de sexta-feira) ter ousado propor a José Sá Fernandes que ocupasse um lugar na plateia, numa atitude de falta de respeito pela Missão Pública que exerce e pelo princípio da igualdade".

Lembra ainda no comunicado o passado de mais de 10 anos de Sá Fernandes em defesa dos interesses de Lisboa e, como cabeça de lista pelo Bloco de Esquerda, apoiado pelo Partido da Terra, por renovadores comunistas e diversas personalidades, como Gonçalo Ribeiro Teles, António Barreto e Rui Vieira Nery. José Sá Fernandes "obteve o quarto melhor resultado, com quase o dobro dos votos da quinta força política" e representa hoje como vereador, e legitimamente, milhares de lisboetas", salienta o grupo municipal do BE.

"A RTP não quer, nem deixa que no próximo debate os lisboetas oiçam a voz mais incómoda para o deprimente sistema estabelecido e que no último ano apresentou as propostas mais construtivas para Lisboa", acrescenta o comunicado.

... E A BOKARRA!

Será que depois do que se passou com as acusações do PSD relativamente a este mesmo programa do "Prós e Contras", a Direcção da RTP já não devia ter aprendido a evitar este tipo de polémicas!? Afinal, à mulher de Céser não basta ser, também convém parecer!

Aliás, já agora, e por falar em "mulher de César", será que a Fátima Campos Ferreira, se não fosse a "mulher de César", ainda estava a dar cartas neste "Prós e Contras"!?

Afinal, também aqui pode não ser... mas lá que parece, ai isso parece!