08 maio 2006

Os temas do futebol... e os outros!


Quando sintonizei a rádio esta manhã na TSF tive que "levar" com o debate sobre o final do Nacional de futebol, e nomeadamente sobre a queda para a II Liga dos "históricos" Beleneneses e Vitória de Guimarães.

Sem querer retirar a importância do tema, a verdade é que me surpreende a capacidade de mobilização pública em redor da alegadamente "injusta" descida do Vitória - pessoalmente não percebo porque será injusta ou imerecida pois na verdade não ganharam os pontos e os jogos que deviam, e por isso só têm que descer -, quando o mesmo público não tem qualquer capacidade de mobilização quando é preciso protestar contra as medidas avulsas dos políticos.

Aliás, estou em crer que a nossa sorte é que José Sócrates terá ficado a dormir até mais tarde nesta manhã de segunda-feira. Só isso explica que não tenha sido ainda aumentado o ISP, ou imposto sobre os produtos petrolíferos, com o consequente aumento dos combustíveis. É que, na verdade, se o homem lá em São Bento tivesse mais dois dedos de testa veria que esta era mesmo a melhor altura para decretar aumentos já que o Zé, o tal do manguito, parece não ter olhos e ouvidos para mais nada do que para os temas do futebol, para o circo das celebridades, e para as fofocas dos "jet-séticos" de trazer por casa que invadem as páginas das revistas cor-de-rosa.

Já agora, só duas perguntas...

- Mesmo esquecendo o Estádio do Algarve, pois quanto a esse parece não haver remédio, quando é que será o ano em que teremos os restantes nove estádios que serviram no Euro'2004 todos com jogos da I Liga?

- E a propósito de combustíveis... será que o Sócrates aumentou mesmo o ISP hoje e eu fui mais um dos não deu por isso pois estava a ouvir o fórum da TSF?